5 formas de incluir o autocuidado no dia a dia

Bem estarSaúde

Com os desafios dos últimos tempos, parece que, finalmente, percebemos que precisamos de uma pitada de bem-estar todos os dias. Autocuidado virou uma palavrinha mágica, o conceito de wellness ganhou a pauta do dia e, ao que tudo indica, estamos pouco a pouco nos abrindo para novas formas de viver mais e melhor. Pensando nisso, reunimos 5 ideias para incluir o autocuidado no dia a di para ajudar você a levar a vida com muito mais leveza e menos estresse!

Mas, para começar, o que é esse tal de autocuidado e por que ele é tão importante? Podemos dizer que o ele é o conjunto das ações que uma pessoa pratica para cuidar de si e promover uma melhor qualidade de vida. Ou seja, tudo aquilo que faz bem para a nossa saúde mental e física faz parte do conceito de autocuidado, e por isso ele é tão necessário.

Então, se você pensava que ter uma rotina de autocuidado era algo complexo e distante da sua realidade, já deu para perceber que a verdade é bem diferente, né? Cuidar de si é básico, essencial e algo que todos merecemos e precisamos. 

A grande questão não é se devemos incluir o autocuidado em nosso dia a dia, mas sim como fazer isso. Afinal, quando esse é o assunto, estamos falando do mais profundo do nosso ser e, uma vez que somos seres diversos, as formas de praticar o autocuidado podem ser muito diversas. Isso quer dizer que nem sempre o que funciona para uma pessoa vai funcionar para a outra, e tá tudo bem com isso.

Veja a seguir as nossas dicas para começar a colocar mais cuidado na sua rotina.

1. Exercícios físicos: faça hoje e sempre!

5 formas de incluir o autocuidado no dia a dia - Exercícios físicos
Inclua exercícios na sua rotina

Praticar exercícios físicos com regularidade oferece o verdadeiro pacote completo do autocuidado. Se exercitar faz um bem danado à saúde, mantém a autoestima e o amor-próprio lá em cima. Quer mais? Exercício também estimula a produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade, que dá prazer, regula o humor e ajuda a manter a saúde mental em dia.

2. Crie uma rotina de skincare afetiva

O skincare nada mais é do que o cuidado com a pele, que é o maior órgão do nosso corpo, e aquele que tem a missão básica de nos proteger. Sendo assim, ter uma rotina de skincare, dando atenção real à pele de cada parte do corpo, é um dos maiores atos de autocuidado e amor-próprio que podemos fazer todos os dias. Além disso, isso ajuda a conferir um senso de cotidiano ao hábito de cuidar de si, pois garante que, todos os dias, pelo menos alguns minutinhos sejam só nossos!

3. Renda-se à aromaterapia

5 formas de incluir o autocuidado no dia a dia - aromaterapia
Aromaterapia é um bom caminho de autocuidado

Lavanda francesa, alecrim, melaleuca, limão-siciliano, ylang-ylang… Hmmm… Se você já ouviu falar dos óleos essenciais e seus perfumes maravilhosos e curativos, mas ainda não teve a oportunidade de se jogar de cabeça nesse universo, esse pode ser o momento ideal. 

Técnica natural que utiliza os óleos essenciais para promover bem-estar físico e emocional, a aromaterapia vem ganhando cada vez mais adeptos. E já tem pesquisas científicas que comprovam seus benefícios. 

Na prática, incluir os óleos essenciais na sua rotina de autocuidado diário pode ajudar em questões tão diversas. Seja para dormir melhor, lidar com a TPM, desenvolver o amor-próprio e até mesmo fazer aquele detox que a gente adora. E o melhor: tudo isso da forma mais natural possível.

Descubra como usar óleos essenciais aqui

4. Prefira sempre os alimentos in natura 

Se fosse preciso resumir em uma única frase o maior segredo da alimentação saudável, ela seria: descasque mais e… desempacote menos! O consumo de alimentos industrializados traz sobra calórica e pouca nutrição ao nosso organismo. Esse tipo de comida é uma das principais causas do surgimento de diversas doenças crônicas e processos inflamatórios. 

5 formas de incluir o autocuidado no dia a dia - alimentos in natura
Alimentos in natura são a chave

Então, se você quer realmente se cuidar, e conquistar mais saúde e qualidade de vida a curto e longo prazo, fuja dos industrializados. É só caprichar na ingestão de alimentos integrais, vegetais nutritivos e não se esqueça de beber bastante água todos os dias.

5. Desenvolva o autocuidado emocional

É verdade que corpo, mente e emoções formam um único sistema, mas, assim como às vezes é preciso dar uma atenção específica à nossa saúde física, o mesmo acontece com a nossa saúde mental. Você pode encontrar seu equilíbrio emocional com práticas como yoga, meditação e mindfulness, apostando em psicoterapia ou, simplesmente, evitando os gatilhos emocionais que despertam reações negativas e aumentam seu nível de estresse. O importante é lembrar de cuidar das suas emoções, assim como você cuida da sua pele, com carinho e todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *